terça-feira, 18 de julho de 2017

Aumenta em 72% perfuração de poços no Ceará

O total de poços perfurados no Ceará aumentou 72,7% nos últimos dois anos.Conforme levantamento da Superintendência de Obras Hidráulicas (Sohidra), em 2015, o Estado construiu 1.150 poços. No ano seguinte, o número passou para 1.986. No primeiro semestre de 2017, já foram perfurados 624.
Os dados foram repassados durante entrega de dois novos equipamentos de perfuração de poços, na manhã desta terça-feira (18), na sede da Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH). O governador Camilo Santana declarou que tais obras devem ser a solução para acabar com a utilização de carros-pipas.
Os equipamentos completam o lote das sete primeiras máquinas adquiridas pelo Governo do Estado com recursos obtidos no Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES). No total, serão 19 comboios. Os poços são uma das alternativas encontradas pela população e também pelo Governo do Estado do Ceará para suprir a necessidade de abastecimento nas regiões mais carentes.

Investimentos

Segundo o titular da Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH), Francisco Teixeira, os equipamentos são próprios para perfuração de poços em regiões de solo com embasamento cristalino, predominante nos sertões cearenses. Cada comboio é composto por uma máquina perfuratriz, um compressor e um caminhão de apoio. Esses conjuntos tiveram preço de R$ 1,8 milhão cada, totalizando investimentos de R$ 3,6 milhões. Com mais essas perfuratrizes, a Sohidra passa a trabalhar com 18 comboios perfuratrizes próprios na construção de poços profundos.
De acordo com o governador Camilo Santana, outras ações devem ser feitas para levar água em localidades onde a quadra chuvosa não foi favorável em 2017. "Vamos comprar novas perfuratrizes que possam perfurar até 400m que algumas regiões do Ceará são necessários. Com o são mais caras, estamos querendo substituir algumas das existentes. Hoje são sete máquinas que perfuram em 200m. Em 30 anos de Sohidra a gente perfurou 3.760 poços".

Fonte: Diário do Nordeste

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © . Hidrolândia 24 Horas - Posts · Comments
Theme Template by BTDesigner · Powered by Blogger