quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Período de inverno começa com chuva em todas as regiões do CE

O primeiro dia da quadra invernosa no Estado, período correspondido entre os meses de fevereiro e maio, começou com chuvas em todas as regiões cearenses, com destaque para o Litoral, Serra da Ibiapaba, Sertão Central e Cariri, região na qual foi registrado o maior volume do Estado.
Nas últimas 24 horas choveu em pelo meno 83 municípios, de acordo com o boletim diário da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). A cidade de Santana do Cariri obteve o maior volume pluviométrico (115 mm), seguido por Araripe (56.4 mm); Meruoca (54 mm); Assaré (44.5 mm); Coreaú (43.6 mm); Antonina do Norte e Paracuru, ambas com 40 milímetros verificados.
Na capital cearense, que na terça-feira (31) teve registros de alagamento e congestionamento durante a manhã, choveu 16.5 mm no posto de Messejana. Já em Juazeiro do Norte, maior cidade do interior cearenses, choveu 21 mm no posto Vila São Gonçalo.
De acordo com a Funceme, essa nebulosidade está associada ao avanço de áreas de instabilidade que se deslocam do oceano para o continente. Na costa leste do Nordeste do Brasil, “nota-se a presença de um Cavado de Altos Níveis-CAN, sistema de baixa pressão atmosférica e circulação horária a aproximadamente 12km de altura” que favorece a ocorrência de chuva. A previsão para as próximas horas é de nebulosidade variável com chuvas em todas as regiões do Ceará.

Quadra chuvosa

Há duas semanas, a Funceme apresentou o primeiro prognóstico para quadra invernosa de 2017. O Ceará tem 40% de probabilidade de as chuvas ficarem em torno da média histórica, nos meses de fevereiro, março e abril. Há ainda probabilidades de 30% de chuva acima da média e 30% de chuva abaixo da média.
Com relação aos setores do Estado, no noroeste a probabilidade para a categoria abaixo da média é de 25%, para a categoria em torno da média é de 35% e para a categoria acima da média é de 40%. Já no sudeste as probabilidades apontam 35% para a categoria abaixo da média, 40% para a categoria em torno da média e 25% para a categoria acima da média.

Fonte: Diário do Nordeste

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © . Hidrolândia 24 Horas - Posts · Comments
Theme Template by BTDesigner · Powered by Blogger